quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Horta para Pequenos Espaços

Com tanto uso de agrotóxicos, hoje em dia, cultivar uma pequena horta em casa é fundamental. Além de você ter certeza que está consumindo um alimento saudável, ainda terá a sensão agradável do cuidar. Cuidar do próprio alimento além de gratificante, é uma terapia que faz bem a mente. 
Geralmente as pessoas alegam falta de espaço, mas, é possível cultivar verduras e temperos em pequenos espaços. Acreditem, isso tem se tornado cada vez mais natural e o número de jardinistas urbanos está cada vez maior. É importante antes de mais nada, estudar as características de cada planta. Cada espécie tem suas peculiaridades de crescimento, e, isso deve influenciar na escolha do vaso, luminosidade natural, se pode ou não ser plantadas no mesmo vaso, etc. Na hora de plantar, opte por deixar no mesmo vaso, plantas que crescem verticalmente e as rasteiras ou horizontais, em vasos separados. Por ocupar pouco espaço, o cultivador terá acesso regular a toda plantação. O cuidar é bem mais fácil do que o imaginado. Escolha as espécies e compre terra adubada em casas espacializadas em jardinagens. Caso tenha espaço no jardim, prepare a terra antes da plantação com nutrientes necessários. Isso vai ajudar no desenvolvimento da planta. Lembrem-se, toda planta precisa de vitaminas cada quinze ou trinta dias. Estude sobre cada espécie que deseja cultivar, aprendendo mais sobre suas particularidades como rega, poda, adubação, etc. Cultivar temperos em vasos na beirada da janela da cozinha, além do sentimento gostoso de colhê-los diretamente no pé,é prático e decora o espaço.





Que tal essa horta em tubos de PVC? Prática e moderna!



Outra sugestão bacana é usar caixotes revestidos com argila expandida



Um pequeno canteiro bem aproveitado aqui.



Outra dica bem legal é a horta suspensa como na figura acima.



Outro bom exemplo de horta suspensa é esse preso ao teto de varandas ou corredores por uma corda ou correntes.



Aquelas latinhas que você costuma jogar fora, podem ser aproveitadas para cultivar temperos.





Garrafas pet são ótimas opções para os jardinistas urbanos, podem inclusive ocupar toda a extensão do muro



A bancada é uma opção principalmente para quem mora em apartamentos



Uma pia ou banheira velha se transforma numa horta suspensa



Outro exemplo bacana com caixotes



Pequenos vasos em cima da mesa



Apenas tubos de PVC , cuidado e amor



Vasos comuns, terra adubada... é so plantar!



Além de prático é ornamental, podendo ser construída no terraço, cozinha ou lavanderia, desde que haja iluminação adequada.



Invista em vasos coloridos, além de ter temperos saudáveis, sua cozinha ainda fica bonita!



Vejam este exemplo que bacana: caixas de leite vazias , dentro de uma embalagem plástica, normalmente  usada para cobrir bolo de confeitaria.





Bons exemplos são o que não faltam nessa postagem. Então, o que está esperando para começar a sua pequena horta? Mãos a obra! Depois mande as fotos aqui para o blog. Ficarei contente em saber que essa matéria lhe serviu de estímulo.
Boa horta pra vocês!

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  © Informante: Extra Online - Todos os direitos reservados.

Template by Marcelo Teles | Topo