quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Plantando Vida

Horta vertical

Quer fazer uma horta caseira na sua casa/apartamento, produzir alimentos frescos de origem orgânica, mas infelizmente  falta espaço para isso? A horta vertical vem para solucionar esse  problema!
Confeccionar uma horta vertical é muito fácil. Podemos utilizar uma garrafa pet como vaso e  para o substrato: 50% de terra e 50% de composto orgânico. O composto orgânico pode ser aproveitado de uma composteira caseira, dessa forma, damos um fim nobre para o resíduo orgânico produzido por nós.
A horta vertical é uma ótima opção para quer produzir parte de seus alimentos de maneira totalmente orgânica, mexer com ela funciona muito bem como uma atividade terapêutica e pode também ser empregada como uma ferramenta educativa. Além  de tudo, ela é também ornamental, pois embeleza o ambiente.
Fator muito importante para o sucesso da horta vertical é a escolha do local. Como estaremos cultivando hortaliças  (alface, cebolinha, salsinha, rúcula e entre outros) a incidência solar sobre os vasos deve ser intensa, caso contrário, a produção será prejudicada. Se o intuito do cultivo não for a produção de hortaliças e sim de plantas ornamentais, como: orquídeas, samambaias e bromélias, a meia sobra é a melhor opção.
Segue a baixo uma série de imagens para facilitar o entendimento da horta caseira.
Para utilizar a garrafa pet como vaso devemos cortá-la em uma das partes e fazer diversos furos na parte oposta ao corte. Devemos fazer também dois furos para passar o arame, como mostra a imagem. A garrafa ficara suspensa na parede presa ao arame.
Assim ficou a minha horta vertical. Plantei alface, cebolinha, salsinha, menta, orégano, poejo e erva-dos-astecas. As mudas de hortaliça eu comprei na feira da cidade que moro, Itapetininga, paguei um real e cinquenta centavos por 10 mudinhas. Caso não queiram comprar as mudas, basta fazer sementeiras.
Mudas de salsinha. Para proteger o substrato coloquei serragem sobre ele.
Após 25 dias do plantio as mudas ficaram deste tamanho.
Com cerca de 28 dias colhi esta alface. Não foi utilizado nenhum tipo de agrotóxico, produção totalmente orgânica.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  © Informante: Extra Online - Todos os direitos reservados.

Template by Marcelo Teles | Topo